Imaginou ir para escola, encontrar um ambiente diferente, onde a música ensina a combater os problemas da nossa sociedade? Parece algo pouco praticado nas salas de aulas, mas não é novidade no Colégio Estadual Nova Visão, de Chopinzinho. Os alunos encontraram na música, uma forma de aprender e conscientizar as pessoas sobre o mosquito da Dengue.

A proposta faz parte do Projeto Mais Educação, programa do Governo Federal. Na escola ele está sendo desenvolvido há três anos e atende os alunos de diferentes idades que cursam o ensino fundamental. “A música é disciplina que acompanho o projeto desde o primeiro ano. Vários professores optaram por trabalhar o tema em sala de aula, e optei trabalhar esse tema na música, em forma mais descontraída, utilizando uma linguagem do dia a dia dos alunos. Para isso usamos o recurso da paródia”. Comenta a professora Gracielli Demartini.

Segundo o estudante Gabriel Francisco, 13 anos, “é muito legal, antes não sabia cantar, agora estou aprendendo. A minha família acha muito legal”.

Os alunos estudam pela manhã na série os quais estão matriculados, à tarde o projeto funciona como período integral, onde é ofertado para aproximadamente 30 estudantes, aulas de Dança, Música, Rádio Escola, Leitura e Letramento e reforço nas áreas de português e matemática. Segundo a Diretora Silvânia Maria Fiorentin, “os alunos gostaram muito desse desafio. Surgiram paródias bem interessantes, onde os alunos se motivaram ainda mais a aprender e foi um sucesso, todos estão felizes”.

A aluna Sarah Spadari prefere a música sertaneja, através desse gosto e com os conhecimentos adquiridos no projeto, ela aprendeu a tocar violão, “é muito bom, estou conhecendo muitas coisas novas. Eu não sabia tocar violação, agora sei. Eu curto a música, estou gostando de fazer o projeto”.