Estão abertas até o dia 20 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo para a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo, nas seguintes habilitações: a) Ciências Agrárias; b) Ciências da Natureza e Matemática. O curso que até então era desenvolvido na modalidade de projeto em parceria com o Ministério da Educação terá quadro de professores próprio e se tornará regular.

O curso é desenvolvido em parceria com os movimentos sociais do campo e destinado à formação de professores para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio para atuarem nas escolas do campo (nas disciplinas de biologia, química, física e matemática – na primeira habilitação – ou ciências agrárias, na segunda habilitação) e em processos educativos não formais (educação popular), destinado àqueles que tenham concluído o Ensino Médio.

O processo seletivo consiste em uma prova (matemática, português e redação) e análise de currículo (experiência e memorial descritivo – conforme anexo ao edital). A prova será realizada dia 05 de março, às 14h, na UTFPR Dois Vizinhos.

O curso terá carga horária de 3.165 horas e duração de quatro anos (oito semestres) e o estudante deverá optar por uma das habilitações ao final do terceiro semestre. Será desenvolvido no regime de alternância, ou seja, alternando entre Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) de forma a promover a integração do curso com o espaço de onde o estudante é oriundo. O tempo de alternância será definido posteriormente em função das necessidades da turma. Há possibilidades também de bolsas para os estudantes do curso para atuar no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Serão ofertadas 60 vagas e as aulas iniciam em abril de 2014. As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.utfpr.edu.br, em “Futuros Alunos”, PROCAMPO 2014/1, onde também está disponivel o edital do processo seletivo.