As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram abertas nesta segunda-feira (11). Mesmo com pedidos para o adiamento das provas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização da prova, afirma que as datas ainda estão mantidas.

As inscrições devem ser realizadas pelo site https://enem.inep.gov.br/ até o dia 22 de maio. Pelo cronograma inicial, o Enem ocorrerá em nos dias 01º e 08 de novembro, na versão presencial, e nos dias 22 e 29 de novembro na versão digital.

A taxa de inscrição custa R$ 85,00 e deve ser paga até 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet. Os candidatos que solicitaram a isenção na taxa devem realizar a inscrição. Segundo o Inep, os candidatos que não pediram a isenção, mas que se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, terão direito a ele mesmo sem a solicitação formal.

Em 2019, mais de 13 mil sudoestinos se inscreveram para prestar as provas do ENEM. Neste ano, a região Sudoeste do Paraná terá a aplicação do exame em formato digital. São 514 vagas para a prova que será realizada em Francisco Beltrão.

Já a versão impressa será aplicada nos dias 01º e 08 de novembro. No Sudoeste do Paraná as provas serão aplicadas em 10 cidades: Ampére, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Realeza.