Divulgado na última semana, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas municipais de Palmas, Sul do Paraná, demonstrou, de forma geral, um avanço no índice, superando a meta estabelecida para 2015. Por outro lado, as escolas da rede estadual, não conseguiram acompanhar essa evolução, ficando abaixo da meta.

Nos anos iniciais (4ª série/5º ano), oito escolas municipais foram avaliadas, sendo que quatro superaram os índices estabelecidos para 2015, enquanto que as outras quatro não conseguiram atingir os objetivos determinados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Ideb.

Responsáveis pela oferta dos anos finais do ensino fundamental (8ª série/9º ano), nenhum dos colégios estaduais avaliados pelo governo federal atingiu as metas do Ideb, com notas entre 0,5 e 1,2 abaixo do estipulado.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar.

As metas estabelecidas pelo índice são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.