Colégios da microrregião de Palmas, Sul do Paraná, estão entre os selecionados na primeira fase do programa Conectados 2.0 da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo é ampliar o parque tecnológico das escolas da rede estadual, por meio de cursos de formação continuada voltados para Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Estarão participando desta etapa os colégios Profª Hercília F. do Nascimento, Eng. André Guimarães Sobral e Colégio Indígena Kokoj Ty Han Já, de Mangueirinha, o Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil (Colégio Agrícola), de Clevelândia, e o Colégio Sebastião Paraná, de Palmas.

Além dos cursos e palestras com pesquisadores e especialistas, as escolas também receberam kits de equipamentos e acompanhamento pedagógico das equipes de tecnologia educacional da Secretaria de Educação. Os cursos começam em maio e terminam em novembro com carga horária que poderá ser utilizada para avanço no plano de carreira dos profissionais. Já no ano que vem a formação começa em março e encerra em novembro.

Para colocar em prática as novas tecnologias educacionais as escolas poderão escolher entre dez opções qual o conjunto de equipamentos que se encaixa melhor em suas necessidades tecnológicas. Os kits contêm câmera fotográfica, gravador de áudio, notebooks, impressora 3D, roteadores, equipamentos para rede sem fio e projetores multimídias.