Os Tecnólogos em Alimentos formados pela UTFPR de Francisco Beltrão, Michel Kanemaru e Aline Zanotto, e a Engenheira Química, também egressa do câmpus, Alessandra Bertan, participaram do Desafio Unicamp 2019 e venceram na categoria voto popular. A equipe BioCtrl formada por eles (que agora cursam pós-graduação na Unicamp) e por outros colegas montou um modelo de negócio baseado em um fungicida natural que combate doenças agrícolas e evita a reaplicação de pesticidas tóxicos. Eles competiram com outras 105 equipes.

O desafio é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp. O modelo de negócios da equipe foi desenvolvida a partir do produto já patenteado, sendo que um dos inventores é o egresso da UTFPR, Michel Kanemaru, que hoje é doutorando em Ciências de Alimentos pela Unicamp.

Fungicida

O fungicida utiliza outro micro-organismo para controlar essa praga, que é uma das maiores responsáveis por perdas na produção de alimentos, com o diferencial de sustentabilidade e segurança se comparado aos agrotóxicos atuais que são produzidos via síntese química. “Além disso, para outras pragas controles alternativos existem, entretanto para o controle de fungos é extremamente mais complicado sendo necessário o controle químico”, esclarece Kanemaru.

A patente (que é um título de propriedade conferido a algo novo) de criação do fungicida surgiu a partir da continuação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Kanemaru na UTFPR, sob orientação do professor Eder da Costa dos Santos.  “Trabalhar com a Iniciação Científica ainda na graduação também colaborou pois eu já estudava a questão dos fungos em alimentos e seus problemas durante a produção agrícola e a conservação dos alimentos”, destaca Kanemaru.

O desafio

O Desafio Unicamp tem como proposta o desenvolvimento de um plano de negócios a partir de uma tecnologia patenteada pela universidade. No início haviam 105 equipes, sendo que as seis finalistas deveriam apresentar um pitch (defesa da ideia do negócio) de 7 minutos para uma banca com grande experiência.

A equipe BioCrtl usou o slogan “Da natureza para a natureza”. Ao apresentar o Pitch, a egressa Aline Zanotto (que também é doutoranda em Ciência de Alimentos na Unicamp), validou o fungicida com a indústria de laranja, sendo que o Brasil detém 34% da produção mundial.

A BioCtrl foi a mais votada pelo público e foi a vencedora nesta categoria. A equipe também é composta por Alessandra Bertan, engenheira química pela UTFPR; Erika Hiramatsu, mestra em Alimentos e Nutrição na Unicamp; Rafael Chelala, Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. O mentor acadêmico foi o Prof. Dr. Juliano Bicas, também autor da patente, e a mentora empresarial foi Stella Gigilas, consultora de comunicação e marketing.

Fonte: Assessoria UTFPR. Foto: Divulgação Unicamp.