A Secretaria de Estado da Educação do Paraná vai abrir de 3 a 7 de junho as inscrições para cursos profissionalizantes, de Formação de Docentes e para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para as escolas  dos núcleos de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, estarão sendo ofertados dez cursos profissionalizantes em vários municípios – Agroecologia, Administração, Enfermagem, Alimentos, Contabilidade, Recursos Humanos, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Agropecuária e  Informática.

Já o curso de Formação de Docente, antigamente chamado de magistério, está organizado de duas formas – Integrado ao Ensino Médio com duração de 04 anos é destinado à alunos egressos do Ensino Fundamental; Aproveitamento de Estudos com duração de 05 semestres é destinado à alunos que já concluíram o Ensino Médio, estará sendo ofertados em Bituruna, Candói, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão,  Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, São Jorge do oeste, Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra, Pranchita.

As vagas são destinadas a estudantes que terminaram o ensino médio e querem fazer um curso profissionalizante (subsequente), e também para alunos do Proeja.

Os cursos na modalidade subsequente duram de um a dois anos e o interessado deve ter concluído o ensino médio. Os cursos do Proeja são integrados ao ensino médio e duram cerca de três anos. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 18 anos.

Os interessados devem consultar as listas de cursos e fazer a inscrição diretamente nos estabelecimentos de ensino e no prazo mencionado. É necessário levar a seguinte documentação: fotocópia do RG e CPF; fotocópia do Histórico Escolar (ou Declaração de Conclusão de Ensino, ou Declaração de aluno cursando para os que estiverem na série final); caso o aluno seja bolsista na rede privada, uma declaração emitida pela sua Instituição de Ensino; e comprovante de Os alunos serão selecionados de acordo com a pontuação, seguindo critérios que incluem a rede onde estudaram e sua renda familiar. A prioridade será para os candidatos de famílias com baixa renda. Somente serão abertas turmas com um número mínimo de 35 alunos.

 LISTA DE CURSOS  NA REGIÃO

Agroecologia

 Clevelândia – C.E.E.P. Assis Brasil

Administração

Palmas – C.E. Dom Carlos

Capanema – C.E. Padre Cirilo

Chopinzinho – C.E. José Armin Matte

Dois Vizinhos – C.E. Dois Vizinhos

Francisco Beltrão – C.E. Mario de Andrade

Pato Branco – C.E. de Pato Branco

Realeza – C.E. Doze de Novembro

Santo Antônio Sudoeste – C.E. Humberto de Campos

Enfermagem

Francisco Beltrão – C.E. Reinaldo Sass

Pato Branco – C.E. de Pato Branco

Alimentos

Coronel Vivida – C.E. Arnaldo Busato

Contabilidade

Chopinzinho – C.E. Jose Armim Matte

Recursos Humanos

Dois Vizinhos – C.E. Dois Vizinhos

Meio Ambiente

Clevelândia – C.E.E.P. Assis Brasil

Francisco Beltrão – C.E. Tancredo Neves

Planalto – C.E. João Zacco Paraná

C.E. Reinaldo Sass

Agropecuária

Clevelândia – C.E.E.P. Assis Brasil

Francisco Beltrão C.E.E.P. Sudoeste do Paraná

Informática

Clevelândia – C.E. Abílio Carneiro

Coronel Vivida – C.E. Arnaldo Busato

Dois Vizinhos – C.E. Leonardo da Vinci

Francisco Beltrão – C.E.E.B.J.A. Francisco Beltrão

Palmas – C.E. Dom Carlos

Pato Branco

Realeza – C.E. Doze De Novembro

Santo Antonio do Sudoeste – C.E. Humberto de Campos