Os cursos de Licenciatura em Letras e de pós-graduação em Linguagens Híbridas e Educação do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), promovem entre os dias 29 de abril e 03 de maio, a Semana Acadêmica Integrada.

  • Compartilhe no Facebook

Na segunda-feira (29), a abertura da Semana ocorre no Centro Cultural Dom Agostinho, às 19h30, com a palestra “Obscurantismo beligerante e educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Newton Duarte. A palestra marcará também a Aula Magna do Curso de Letras, Aula Magna da pós-­graduação e o I Encontro de Licenciaturas do IFPR Palmas.

Duarte é doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp) e docente da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (Unesp) desde 1988. Entre seus trabalhos destacam-se livros como: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2016); A individualidade para si (2013); e Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000).

A programação segue na terça-feira (30), com os Seminários de Pesquisa da Pós-Graduação em Linguagens Híbridas e Educação, que serão apresentados no Campus Palmas, a partir das 19h30, no bloco F. O cronograma das apresentações pode ser conferido aqui.

Na quinta-feira (02), no auditório da biblioteca do Campus, a partir das 19h30, acontece o III Simpósio do Grupo de Estudos do Discurso. No evento será lançado o livro Teologia das linguagens: confluências entre textos canônicos e heterodoxos, organizado pelo Dr. Filipe Marchioro Pfützenreuter e pela Dra. Salma Ferraz.

  • Compartilhe no Facebook

O Simpósio contará também com a palestra da Profa. Dra. Ana Tarini, do Campus Pinhais do IFPR. Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Tarini possui Mestrado em Letras – Linguagem e Sociedade (2007), pela mesma instituição, especialização em Literatura Brasileira pela UNICENTRO (1998) e graduação em Letras Português/Inglês também pela UNIOESTE (1996).

A programação da Semana Acadêmica Integrada será finalizada na sexta-feira (03), com o Sarau – Letras 2019 ­ Baile de Máscaras – Rememorando William Shakespeare (Abril 1564-1616). O evento tem a organização do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Línguas e Literaturas (NEPLLI).

A programação completa da Semana Integrada de Letras e Pós-Graduação em Linguagens Híbridas e Educação pode ser conferida aqui.