Acadêmicos e docentes do curso de Farmácia do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas, Sul do Estado, realizam nesta quinta-feira (05), na Praça Bom Jesus, pelo sexto ano consecutivo, a campanha alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, com atividades orientativas e coleta de medicamentos fora do prazo de validade e\ou sem uso. A ação acontece durante toda a manhã. Na oportunidade, a população estará recebendo orientações sobre o uso correto de medicamentos, os riscos da automedicação, os efeitos colaterais do uso não indicado e a formação da resistência aos antibióticos. Além disso, é realizada também a aferição da pressão arterial dos visitantes.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Rodrigo Almeida, a população está sendo incentivada a realizar o descarte correto de medicamentos, uma vez que todo e qualquer tipo de fármaco em contato com o meio ambiente traz riscos de contaminação. Outro ponto relevante, é o risco à saúde humana, tendo na maioria dos casos, na administração de medicamentos sem orientação médica, o registro de danos nos sistemas renal e hepático.

No entanto, a maior preocupação é relacionada à medicamentos de venda prescrita, que trazem sérios riscos sanitários. “Após algum tempo com esse medicamento guardado, a pessoa, por equívoco, pode pensar que se trata de um medicamento para dor ou azia e pode fazer uso dessa substância, que tem um poder de aação muito maior que um analgésico ou um antiácido.”, destaca Almeida, citando o exemplo de antibióticos, que aumentam a resistência bacteriana, tendo demonstrado-se um problema real e crescente, além de outros produtos de alta ação farmacológica, como medicamentos utilizados no tratamento contra câncer e substâncias administradas em tratamentos hormonais.

Ressaltou Almeida, que os fármacos coletados serão encaminhados para empresas especializadas na incineração desse tipo de material, para que possam ser descartadas no meio ambiente sem causar qualquer dano.