Aproveitando a realização da fase regional dos Jogos Escolares em Palmas, em que as escolas estão sem atividades para servir de alojamento aos mais de 1700 atletas e dirigentes de 15 municípios da região, os profissionais da educação do município estão participando de uma série de atividades voltadas ao seu campo de atuação. Ontem(20) foi realizada a Conferência Municipal de Educação(CONAE) e a abertura do III Ciclo de Estudos Desafios e Perspectivas da Educação na Contemporaneidade, promovido pelos cursos de licenciatura do campus palmas do IFPR, com palestras, debates, e oficinas durante toda a semana.

 

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO


Aproximadamente mil pessoas participaram durante todo o dia de ontem(20) da Conferência Municipal de Educação em Palmas, sul do Paraná, etapa preparatória para a Conferência Estadual, em setembro e  a  Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em 2014.

O evento contou com a  presença de autoridades  políticas do município, dirigentes educacionais em níveis local e regional, estudantes e professores das redes municipal e estadual de educação, que lotaram o Salão Nobre do CPEA.

Logo após a abertura do evento, ocorreu a exposição dos sete eixos pelos facilitadores.O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação, foi apresentado pela Prof. Adriana Kozelski; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, pela prof. Marla Almeida. O eixo III, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, teve como facilitador o prof. do IFPR, campus Palmas, Frank Lagos. O quarto tema proposto pelo documento referência do CONAE – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem – foi apresentado pela prof. Rosangela Stalchmidth. Já a diretora do Campus do IFPR, Dra. Ivania Marini Piton, explanou o tema – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle. O eixo VI –  Valorização dos Profissionais da educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho, teve como facilitador, prof. Jacir Bombonato Machado, especialista da área de financiamento da educação. O contabilista e prof. Ezequiel Goulart tratou do eixo Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Na parte da tarde, os grupos se reuniram para analisar os documentos do CONAE e posteriormente promoveram as alterações, com supressões, substitutivos e emendas em cada um dos eixos.  Na sequência, em plenária, o trabalho foi colocado em votação pelos delegados. Na oportunidade ocorreu ainda a eleição para escolha dos delegados locais para a Conferência Estadual, sendo eleitas as professoras Carla Moraes, da Escola Sinhara Viana e Maria Izabel da Escola Quilombola  Maria Joana Ferreira.  

 A Diretora do Departamento de Educação de Palmas, Olivete Franzon, avaliou o evento como altamente positivo, pois todas as fase previstas pelo regulamento foram cumpridas de forma bastante competente, resultando num grande debate envolvendo profissionais da educação, estudantes e sociedade em torno do tema educação.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do município, Rosa F. Loureiro, salientou que o sucesso do evento deve-se ao envolvimento de todos os setores do campo educacional de Palmas. Salientou que as parcerias estabelecidas propiciaram a realização de um dos maiores eventos já realizados no município para se discutir a Educação.