Representantes do Ministério da Educação estiveram nesta semana em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, para avaliar as condições físicas e estruturais de escolas que deverão abrigar o Campus do Instituto Federal Catarinense (IFC).

A comissão, composta pelo engenheiro civil da Coordenação Geral de Inovação e Infraestrutura da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, Gilmar Rios dos Santos; pelo membro do Banco de Avaliadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Silvio Henrique Dellesposte Andolfato; e pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Gabinete da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Rubens de Oliveira Martins, vistoriou as escolas municipais Hildo Bernardino Goulart, da comunidade Alegre do Marco; e a escola Professor Laury Luiz Deon, localizada no centro da cidade.

Foram levantadas informações detalhadas de ambos de cada estabelecimentos de ensino. Um relatório da visita deverá ser elaborada pela comissão até o inicio de novembro.

No último mês de junho, o Ministério da Educação solicitou, por meio do ofício, a disponibilidade de uma unidade escolar do município de Abelardo Luz para manutenção do Campus Avançado do IFC. No documento, o MEC justificou que a atual estrutura da unidade, localizada no Assentamento José Maria, não estaria comportando todas as necessidades para seu funcionamento, além das dificuldades de acesso, que não é pavimentado; e da ausência da dominialidade do Campus, entre outros problemas.

O Ministério pedia que o espaço disponibilizado pelo município tivesse no mínimo nove salas de aula, permitindo atender 400 alunos para ofertar os cursos de Educação Profissional e Tecnológica, além de quadra poliesportiva, auditório, biblioteca, refeitório, dormitórios e área com possibilidade de práticas agrícolas e pecuárias.

Criado em 2015, o Campus Avançado Abelardo Luz do IFC, localiza-se no Assentamento José Maria, onde oferece cursos técnicos, graduação e pós-graduação, funcionando em espaços cedidos pelo município. Atualmente é vinculado a reitoria do Instituto Federal Catarinense de Concórdia e conta com um total de 159 alunos. O quadro docente é formado por 19 professores, além de 11 técnicos-administrativos. Possui em andamento turmas nos cursos de Técnico Agrícola, Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Graduação em Pedagogia, Pós-graduação em Educação no Campo e PROEJA.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Abelardo Luz