Em Francisco Beltrão, os 15 Centros de Educação Infantil estão abertos, mas com atendimento reduzido no período de recesso escolar, que iniciou na última segunda-feira e prossegue até o dia 25. Os CMEIs estão atendendo no mesmo horário, das 7h30 às 17h30, para receber as famílias que não têm com quem deixar os filhos neste período. “Os professores desenvolverão atividades recreativas, para que os pequenos, mesmo frequentando o ambiente escolar, possam descansar”, explicam as coordenadoras da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Rosângela Krug e Claudia Antonietti.

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação recomenda que as crianças que frequentem os CMEIs tenham este intervalo, conforme consta na Constituição, que ressalta a importância da convivência familiar e comunitária da criança, além de ser um período de avaliação, replanejamento curricular e descanso para os professores.

 

Neste período, os funcionários trabalharão em regime de escala, obedecendo ao mesmo padrão de funcionamento. No dia 26 não haverá atendimento às crianças, pois os professores estarão organizando o planejando para o próximo semestre. As atividades serão retomadas normalmente a partir do dia 29.

A Secretaria de Educação também estuda alternativas para atender as famílias que têm  crianças menores  de quatro anos e que necessitam do atendimento educacional no período de recesso para melhorar a escala de atendimento nos próximos anos.