Nesta terça-feira, 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1995 como forma de homenagear obras literárias.

Além do Livro é celebrado o Dia dos Direitos de Autor, uma vez que o dia 23 é também a data de nascimento ou morte de várias autores famosos. O objetivo da data é encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Veja.

Em Palmas, Sul do Paraná, a Biblioteca Municipal Santos Dumont conta com um acervo de mais de 20 mil livros, a maior parte composta por obras da Literatura Brasileira e Infantil.

Segundo informações da coordenação do espaço, são realizados, em média, 50 empréstimos de livros por mês. Obras da Literatura Nacional, como O Cortiço, de  Aluísio Azevedo, e os romances de Machado de Assis lideram o ranking entre os mais procurados.

Por dia, a Biblioteca recebe entre 10 e 15 visitantes, com destaque para acadêmicos de pós-graduação na área de História, que buscam o espaço para as suas pesquisas.

A Biblioteca Municipal Santos Dumont está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30.