A instituição internacional Center for World University, elaborou um ranking onde aponta cinco universidades paranaenses entre as 40 melhores do País.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a primeira delas, que ocupa a 11.ª colocação. Em segundo lugar está a Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocupando a 26.ª posição. A terceira colocada é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no 32.º posto. Na quarta posição, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no 36.º. A única particular desta seleção, ocupando o quinto lugar, está a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na 40.ª posição.

Quatro aspectos das instituições de ensino superior são levados em conta para o ranking: Qualidade da educação, empregabilidade de egressos, conquistas dos professores e desempenho em pesquisa. Ainda são considerados, prêmios e medalhas internacionais, cargos executivos ocupados por ex-alunos em organizações multinacionais, volume de projetos de pesquisa e publicações científicas e suas citações.