O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Madelaine Bahls, de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, foi reconhecido pelo Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica e passou a fazer parte do “Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica”. No Paraná, ao todo, seis insituitções fazem parte do hall de organizações inovadores e criativas.

A instituição oferece atendimento integral às crianças, das 8h às 17h. Como diferencial, a comunidade participa por meio de trabalho voluntário. O currículo não é fixo e a aprendizagem parte de interesses e motivações das crianças, reconhecidas como detentoras de papel ativo no processo de aprendizagem, que parte de seus interesses e motivações. O espaço é organizado em consonância com as necessidades e o interesse das crianças. Além disso, acadêmicos da Fundação de Ensino participam de atividades e projetos oferecidos pela escola, como gincanas, hora da brincadeira, contação de histórias, passeios, teatros, pintura e outros.

De acordo com o MEC, o objetivo principal do Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica é criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica, mas para isso, os trabalhos dividem-se em objetivos específicos como: estabelecer parâmetros e referenciais em inovação e criatividade na educação básica; Conhecer a extensão, a distribuição geográfica e o perfil da inovação e criatividade na educação básica brasileira; Fortalecer as organizações educativas inovadoras e criativas; Ampliar o impacto das experiências inovadoras relevantes para além de seu polo inicial; Criar, ampliar e qualificar a demanda social por educação inovadora e criativa; Promover a formação de educadores abertos e qualificados para a inovação e criatividade; Promover a reorientação das políticas públicas de educação básica a partir do referencial da criatividade e inovação.