O Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná será uma das instituições sede da 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), marcada para o mês de setembro.

A Olimpíada Científica se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de todo Brasil. O objetivo é despertar o interesse pela ciência e identificar jovens talentos por meio de desafios nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

O Campus Palmas passa a integrar a rede de polos de aplicação da 2ª fase da olimpíada no Paraná. Até então, os polos de aplicação das provas desta fase eram restritos aos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o campus Pontal do Paraná da UFPR.

A Olimpíada Nacional integra o Programa Ciência na Escola do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira.

Podem participar jovens de todas instituições brasileiras que tenham ao menos um professor cadastrado. As inscrições são gratuitas. O comitê da Olimpíada premiará alunos e os professores receberão certificados de participação. A primeira fase da olimpíada será realizada através de provas via Internet.

As inscrições são feitas pelo site da Olimpíada Nacional pelos professores responsáveis das instituições e estão abertas até o dia 04 de agosto de 2020. A 1ª fase será entre 06 e 07 de agosto. A 2ª fase, da qual o Campus Palmas será sede, está marcada para o dia 12 de setembro.