Professores do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão trabalhando na produção de máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde. O objetivo é ajudar na prevenção ao novo coronavírus. A primeira remessa de equipamentos produzidos já foi entregue à Secretaria de Saúde de Mangueirinha.

De acordo com um dos professores integrantes do projeto, Jean Gentilini, a ideia é equipar os profissionais que atuam no atendimento durante a Campanha de Vacinação contra a gripe e também a pacientes com suspeita de doenças como a Covid-19.

Segundo ele, o IFLab tem capacidade de produzir de 10 a 15 suportes para máscaras por dia. Utilizando um modelo disponibilizado na Internet, as máscaras são feitas com impressoras 3D que usam filamentos poliméricos conhecidos como ABS e lâminas de acetato para a proteção facial.

Todo o trabalho é realizado no IFLab do Campus Palmas, espaço criado em 2016, para o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de robótica e ensino-aprendizagem, com projetos utilizando madeira, metal, impressão, corte e prototipagem, com a oferta de cursos para estudantes do próprio Campus e também da rede estadual de educação.

Ouça a entrevista no player abaixo: