As escolas municipais, os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e os clubes, oferecem diariamente quase 4.000 refeições. São alimentos de qualidade e que compõem uma alimentação balanceada, todos adquiridos dos produtores rurais do município.

São legumes, verduras, frutas, raízes e grãos, além de alimentos de panificação produzidos em Bituruna, movimentando a economia local. Cerca de 230 alunos realizam cinco refeições por dia nos Cmeis, nas escolas, são servidos mais 2.000 lanches aos alunos durante o recreio e os clubes disponibilizam aos participantes mais 800 refeições.

Para garantir alimentos de qualidade, a Secretaria de Educação e Cultura conta com uma profissional que acompanha a elaboração das receitas e realizar a degustações das preparações.

A nutricionista Valéria Masiero, explica que é elaborado um cardápio para todas as instituições e as merendeiras sempre acrescentam novidades para contribuir. “No começo do ano letivo fizemos um encontro para apresentar novas receitas e mostrar como as profissionais podem aproveitar melhor os alimentos”, conta. Além disso, foi realizada uma degustação com os produtos panificados oferecidos aos alunos, buscando garantir uma refeição apetitosa aos estudantes e assim evitar o desperdício.