Secretária de Educação de Francisco Beltrão / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Secretária de Educação de Francisco Beltrão / Foto: Francione Pruch

A partir da próxima segunda-feira (13) começa oficialmente as aulas na rede municipal de educação, no município de Francisco Beltrão. Enquanto os alunos aproveitam a última semana de férias, os professores participam de formação.

“Dia 13 começam as aulas, tanto para as crianças das escolas, quanto para as creches. No dia 06 inicia a abertura do ano letivo para os professores e funcionários. Durante a semana terá um cronograma de formação para os professores em cada unidade escolar”. Comenta a Secretária Municipal de Educação, Rosa Fiorentin Vandresen.

Com o calendário definido, a preocupação da secretaria é também com as infraestruturas das escolas. Algumas estão precárias para receber os estudantes, “diria que algumas sim, outras precisariam urgente de melhorias. Conversando com os diretores, eles me falam que preciso visitar para ver as condições das escolas. Já temos um cronograma para fazer as visitas, mas aquelas que já fui realmente estão sem manutenção nenhuma”. Dentre os problemas encontrados está a pintura, falta de grades, telhado estragado, dentre outros pontos.

 

Creches

O município sofre um déficit de vagas nas creches, segundo levantamento da prefeitura, falta mais de 300 vagas para atendar a demanda nos bairros da cidade. A frente da pasta há mais de 30 dias, a secretária reconhece essa problemática, “realmente é um problema, você arruma vaga, ajeita, mas sabemos que tem mais de 300 crianças esperando por vagas”.

As creches existentes estão lotadas, a saída para ofertar novas vagas é a construção de novas unidades. “Estamos estudando a viabilidade para um novo espaço. Estamos estudando todas as situações. Assim que tivermos algo concreto, vamos atender a população”. Salienta a Rosa.

Durante o mês de janeiros, algumas creches de Francisco Beltrão atenderam em forma de plantão, trabalho que prossegue até sexta-feira (10).