Nos próximos dias 24 e 25, o Colegiado de Letras do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Palmas e o G.E.Di, (Grupo de Estudos do Discurso) realizam dois eventos em parceria: a Aula Magna do Curso de Letras e o I Simpósio do G.E.Di.

De acordo com o coordenador da comissão organizadora do evento e coordenador do Grupo de Estudos, professor Jacob dos Santos Biziak, e o coordenador do curso de Letras, professor Sânderson Reginaldo de Mello, a programação tem como objetivo inaugurar oficialmente as atividades do ano de 2017 do curso, a divulgação de pesquisas realizadas por acadêmicos e docentes, e “estabelecer um importante e agradável momento de interlocução, diálogo e escuta sobre questões urgentes na sociedade hodierna”.

Eles explicam, que, tendo a temática “Sujeito e(m) Linguaguem” como matriz norteadora de reflexões, temas como a construção da infância e das vidas dignas de reconhecimento social pela linguagem e pelo discurso, a (im)possibilidade de a mulher ocupar certos espaços por meio dos modos de funcionamento da língua, a AIDS enquanto acontecimento discursivo gerador de efeitos sociais serão alvo das palestras que abrem o evento, na sexta (24), às 19h30, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.

No sábado (25), a partir das 08h, na sala F26 do campus Palmas, é a vez das comunicações, em sua maioria de estudantes que desenvolvem pesquisas no âmbito dos estudos do discurso e do G.E.Di., que socializarão trabalhos que estão sendo desenvolvidos em nosso contexto acadêmico.

A expectativa, segundo Biziak, é a consolidação crescente do curso de Letras do IFPR campus Palmas; a aproximação entre espaço acadêmico e sociedade; o incentivo à reflexão sobre a linguagem em seus modos e possibilidades de fazer os sentidos circularem e se transformarem socialmente. Os eventos são abertos a toda a comunidade, com emissão de certificados aos participantes.