• Compartilhe no Facebook
Alunos de colégios estaduais de Francisco Beltrão iniciaram o retorno às salas de aula para atividades extracurriculares a partir desta segunda-feira (19). O retorno presencial atende determinação do Governo do Paraná, mas a adesão cabe aos pais que precisam assinar a autorização permitindo o retorno do filhos. Em Francisco Beltrão manifestaram o interesse em retornar com atividades extracurriculares os colégios Eduardo Virmond Suplicy, Reinaldo Sass, Mario de Andrade, Cango e Colégio Agrícola.

 

No Colégio Estadual Mário de Andrade que conta com mais de 1 mil alunos matriculados, as atividades retornaram apenas no período noturno e para adultos, como explica o diretor Marcos Bevilacqua. “Nós retornamos somente com o curso subsequente ao pessoal pós médio, gostaria até de tranquilizar os pais de que nas outras modalidades nós retornaremos somente se o Governo do Estado autorizar”, afirmou.

Dentre as principais determinações no protocolo de saúde adotado nos colégios estão: a instalação de álcool em gel nas entradas e saídas do colégio e também das salas de aula, distanciamento entre os alunos e carteiras, escalonamento de classes, sinalização de entradas e saídas além da utilização de máscaras e termômetros digitais. Outro procedimento realizado pelos profissionais da escola é a higienização constante de todos os ambientes.

No Colégio Estadual da Cango, na manhã desta segunda-feira (19), cerca de oito alunos entre 10 e 15 anos retornaram as salas de aulas e laboratórios para atividades extracurriculares no período da manhã. A diretora do colégio Magda Inês Brito explica que na Cango estão sendo realizadas somente atividades online.

“Estamos recebendo aquele aluno que está com dificuldade de realizar a atividade sozinho em casa ou não tem o equipamento, estamos convocando este aluno para que venha em um horário semanal, em forma de escala e temos três ambientes com computadores para que eles possam utilizar seguindo o protocolo, além de mantermos no máximo quatro pessoas em cada ambiente com atividades apenas online no sistema Aula-Paraná”, explicou.

Nesta quinta-feira (22), o Colégio Estadual Agrícola receberá os kits de prevenção ao Covid-19 do Governo do Estado para então iniciar as atividades, e outras escolas que tenham o mesmo interesse deverão se cadastrar junto ao Núcleo Regional de Educação para então iniciar o processo de retomada das atividades presenciais.