Nos dias 22 e 23 de agosto a fiscalização do trânsito no município de Coronel Vivida foi intensificada com o auxílio de aproximadamente 100 policiais mirins. Os alunos da Escola Municipal Castro Alves de São João, sudoeste do Paraná, realizaram mais uma etapa de aulas práticas do projeto “Educando crianças para o trânsito”.

As crianças aprenderam a atravessar na faixa, a utilizarem o semáforo e a respeitarem o trânsito de maneira geral. Durante a aula prática, os alunos também conheceram a equipe do Corpo de Bombeiros, e receberam orientações sobre o respeito e a prioridade aos veículos de emergência.

Além disso, sob a supervisão dos policiais militares e de professores, os policiais mirins também realizaram a fiscalização dos motoristas, fazendo abordagens e a conferência dos condutores e dos veículos de acordo com as normas de trânsito aprendidas em sala de aula. De posse de bloquinhos de multa, os policiais mirins “notificaram” os motoristas infratores, os quais estavam sujeitos ao “pagamento” da multa através da doação de doces ou guloseimas, que posteriormente serão revertidas para a escola.

Ao término das atividades, os policiais mirins foram recepcionados na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar de Coronel Vivida, onde saborearam um delicioso lanche e retornaram ao município de origem.  O projeto de trânsito entra em sua fase final e a formatura está prevista para o mês de setembro, onde os alunos receberão seus certificados e presentes.

Os pequenos ainda não são motoristas, mas são pedestres, passageiros, ciclistas, de fato incluídos no trânsito. Ensinar a criança sobre seus direitos e deveres auxilia na sua proteção e na de terceiros, tornando-a mais tolerante, paciente e disciplinada.

Fonte e fotos: Polícia Militar.