Foram encerradas ontem (31) as matrículas para os alunos aprovados no Processo Seletivo 2017 aos cursos técnicos e superiores do Campus Palmas do IFPR. Os não aprovados na primeira fase devem ficar atentos às chamadas complementares que começam a ser divulgadas nesta semana. Ao todo, são mais de 500 novas vagas para este ano.

As informações sobre o início das atividades 2017 foram repassadas na manhã de hoje(01) pelo Diretor Geral do Campus, Prof. Luciano Martignoni e pelo Diretor do Ensino, Pesquisa Extensão, Prof. Frank Silvano Lagos no Programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM(Ouça)

Explicou Martignoni que as aulas para os novos alunos terão início no próximo dia 20 de Fevereiro. Entretanto, nesta quarta-feira (01) serão retomadas as atividades referentes ao segundo semestre de 2016 para cumprimento do calendário que foi prorrogado por conta da paralisação dos professores e servidores no ano passado.

Em relação as matrículas, Lagos observou que na próxima sexta-feira(03) será publica a primeira chamada complementar, com matrículas nos dias 06 e 07 de fevereiro. Caso não sejam preenchidas todas as vagas, no dia 17 de Fevereiro, ocorrerá a segunda chamada e ficando algumas em aberto, a chamada com sorteio público de vagas está marcada para o dia 24 de Fevereiro.

Transferência interna, externa e aproveitamento de cursos

Além das matrículas aos cursos ofertados pelo Processo Seletivo,  de 03 a 07 de fevereiro devem ser realizadas a dos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada(SISU) através das notas do Enem que abriu 47 vagas aos cursos de graduação do Campus local.

Além disso, está em andamento os Editais para transferência interna, externa e aproveitamento de cursos técnicos de nível médio e cursos superiores do IFPR, disponíveis no site do campus Palmas ( www.palmas.ifpr.edu.br ). As inscrições poderão ser realizadas de 16 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017. Para o campus Palmas são 413 vagas em cursos superiores (Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia agronômica, Farmácia, Letras Português/Inglês, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação) e 53 vagas de nível médio (nos cursos Técnico em Serviços Jurídicos e Técnico em Alimentos).

A transferência interna é disponibilizada a estudantes regularmente matriculados em cursos do Instituto. Já a transferência externa é colocada à disposição de estudantes matriculados em cursos técnicos ou superiores de outras instituições de ensino, para ingresso em cursos do IFPR. Em ambos os casos, o ingresso ocorre a partir do segundo período letivo, em cursos de mesmo nível e forma de oferta, sendo necessário verificar a existência de vaga, entre outros critérios divulgados nos editais.

O aproveitamento de cursos se refere ao ingresso de estudante já diplomado em curso técnico ou superior em um curso de mesmo nível, de eixo tecnológico ou área correlata ao curso no qual foi diplomado, a partir do segundo período letivo, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios presentes nos editais.

Para as transferências, é importante observar que, no ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando período ou série igual ao da vaga ofertada, ou ter concluído o período anterior. Além disso, no momento da matrícula, o candidato deverá ter concluído o período ou série imediatamente anterior ao da oferta da vaga pretendida.

As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de fevereiro, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, anexa aos editais, e entrega da documentação exigida.O resultado final será divulgado até o dia 10 de fevereiro de 2017 pelos campi em suas páginas virtuais e afixado em mural da Secretaria Acadêmica do campus. Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar o registro acadêmico na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso para o qual foi selecionado entre 13 a 15 de fevereiro de 2017.
Edital: Edital 001/2017 Graduação
002/2017 Nível Médio