Com previsão de inicio das operações em fevereiro de 2022, a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Foz do Estrela segue com sua construção à todo vapor em Coronel Domingos Soares.

O empreendimento, no leito do Rio Iratim, pertence à Brookfield Energia Renovável, através da subsidiária São Luiz Energética. A PCH 29,5 MW (Megawatts) de capacidade instalada e duas unidades geradoras. Através de uma coletânea de fotos, produzida pelo canal TV Jukebox, é possível acompanhar parte do andamento das obras.

Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão que ligará a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas.

O projeto da PCH tramita na Agência Nacional de Energia Elétrica desde 2002. Em abril de 2014 foi realizada a Audiência Pública, onde foram apresentados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental. Conforme o projeto, a barragem para formação do reservatório terá 292 metros de extensão entre as margens do rio e 46 metros de altura máxima. O lago da PCH Foz do Estrela terá 181 hectares de área, sendo que 47 hectares representam o leito natural do rio. A área inundada será de 134 hectares.