Avante Segunda é um quadro do programa “Onda News” da Rádio Onda Sul FM, com apresentação do Professor Luciano Stayer. Na ocasião são esclarecidas dúvidas sobre gestão e carreira. Um profissional que necessita após anos se inserir no mercado de trabalho, pede ajuda para escrever seu currículo: “O que que as empresas analisam em primeiro lugar no currículo?”

  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Divulgação)

Stayer destaca que recentemente foi feito um levantamento entre recrutadores exatamente sobre o tema e o resultado mostrou que o primeiro item a ser analisado é a experiência profissional, “toda empresa quer saber por onde você andou, o que fez por lá e que resultados alcançou”. Segundo ele, é nesse ponto que ocorrem as maiores falhas por parte do candidato,  “a maioria dos currículos não relata os feitos e conquistas dos candidatos, apenas aponta o local e o cargo do emprego”.

Para quem não possuiu cargo de chefia ou metas audaciosas, e agora está no impasse de não sabe o que escrever, a sugestão é partir para uma reflexão profunda e não pare antes de revelar os seus feitos, “não existe função no trabalho que não tenha desempenho a ser mencionado, do contrário seu trabalho não aconteceu”, enfatiza Luciano.

Outro aspecto fundamental na produção do currículo é a gramática, o professor esclarece que se as conquistas podem elevar o nível do candidato, o que pode afastar na visão dos recrutadores, são os erros de português, “não adianta nada ser o cara nos empregos e escrever comunicação com dois ‘s'”.

Os ouvintes podem enviar suas dúvidas para o e-mail:  [email protected]

Confira o quadro na íntegra: