A produção de leite em Passos Maia, oeste de SC vem apresentando significativo crescimento desde a implantação de um programa específico para a atividade. Há pouco mais de um ano o Programa Mais Leite já atende atende mais de 100 famílias de pequenos agricultores do município com um aumento de 50% na produtividade.

Voltado a agricultores assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA),o Mais Leite é desenvolvido em duas etapas. Na primeira é feito levantamento dos produtores aptos a participarem, diagnóstico das propriedades e serviços de melhoria nas terras. Na segunda fase ocorrem as subdivisão das pastagens, com adubação e manutenção dos terrenos, fornecimento de água para os animais e implantação de espécies forrageiras de inverno. Também são desenvolvidas ações sanitárias com o controle do rebanho, fornecimento de ração para garantir a qualidade do leite.

Atualmente, de acordo com a administração, aproximadamente 130 famílias de 13 comunidades estão integradas ao programa.Técnicos que acompanham os produtores realizaram um levantamento, no Assentamento Zumbi dos Palmares  em agosto e constaram o aumento de 1,2 mil litros de leite ao dia em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Programa conta com equipes técnicas formadas por profissionais das Secretarias de Agricultura e Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, além da Coplavale, Valcredi e Epagri. Todas as ações são financeiras por  recursos  do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), dentre outras fontes.