Através de uma parceria, o sistema público de emprego de Palmas, sul do Paraná, pretende garantir o encaminhamento e efetivação dos trabalhadores nas vagas ofertadas pelas empresas locais. A intenção é promover o recrutamento, seleção e desenvolvimento das pessoas a serem encaminhadas para o mercado de trabalho. Para alcance da meta foi iniciada uma articulação e mobilização junto aos Recursos Humanos (RH’s) das vários segmentos produtivos no município, através do Departamento de Indústria e Comércio, Agência do Trabalhador e Associação Comercial e Empresarial(ACIPA).

Conforme o gerente da Agência, Mário Sérgio Camargo, nesta quarta-feira (08) foi realizada a segunda reunião, com participação de 17 RH’s do setor industrial, que representa mais de 50% dos postos de trabalho de Palmas. Salientou as empresas informaram que as os principais entraves para colocação dos candidatos nas vagas ocorre pela baixa escolaridade e qualificação profissional.

Explicou ainda que agora a estratégia é envolver as instituições do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc) para ofertar cursos de qualificação, sem custos aos trabalhadores. Além disso, buscar alternativas para viabilizar a formação acadêmica daqueles que procuram emprego, ampliando e garantindo maior possibilidade de contratação. Adiantou que, juntamente com o diretor de Industria e Comércio, Ari Zolet, estarão se reunindo na próxima semana com os setores de recursos humanos dos outros diversos segmentos empregatícios do município.