Produtores de maçã, batata, leite e orgânicos estarão participando amanhã (18) do Fórum Cooperativismo, a Força dos Hortifrutigranjeiros. O objetivo é discutir a importância da organização dos vários segmentos em um modelo associativo diferenciado para incremento das atividades e melhorias na estrutura para atender as necessidades comuns dos produtores.

O evento pelo Movimento Palmas Desenvolvida, será realizado no Auditório da ACIPA, às 20h00, e contará com a presença de consultor do Sebrae/PR, Marcelo Daletese. Durante o Forum serão apresentadas e discutidas questões fundamentais para auxiliar os produtores na participação do processo de concessão da unidade frigorífica da Codapar à iniciativa privada, conforme proposta já em tramitação pela companhia paranaense.

Em Palmas são produzidos anualmente 40 mil toneladas de batatas em mil hectares de lavouras. Apesar da queda na produtividade neste ano, as safra da maçã deve fechar em aproximadamente 11 mil toneladas. Parte dessa produção vai para as câmaras da unidade frigorífica da Codapar e os produtores estão buscando melhores condições de armazenagem para seus produtos. A atividade leiteira atualmente está organizada através de uma associação, a Palmas Leite e os produtores de orgânicos através da APROPAL (Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas).