Empresários de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares de Palmas, sul do Paraná, poderão participar do curso Compras Governamentais – Como fornecer para a Administração Pública e reduzir os riscos”. O evento será nos dias 16 e 17 de março. O período para inscrição vai até o próximo dia 10.
Interessados devem procurar o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona na sede da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa).

O consultor e gestor de Políticas Públicas da regional Sudoeste do Sebrae/PR, Gerson Miotto, explica que a iniciativa tem a intenção é mostrar que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estabelece uma série de benefícios e condições específicas tornando-se uma oportunidade para aumentarem o faturamento, negociando com instituições públicas, como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Instituto Federal e Exército(15ª Cia de Engenharia de Combate Mecanizado)

O presidente da Acipa, Daniel Ricardo Langaro, destaca que a legislação foi um passo importante para dar novas oportunidades aos empresários, mas que é preciso ofertar condições para que possam participar de licitações. Salientou que os  participantes do curso terão mais clareza desse tipo de negociação e poderão buscar as oportunidades nos portais públicos na internet.

Conforme o diretor do departamento de Licitação da Prefeitura de Palmas, Túlio Hoffman, atualmente a participação das micro e pequenas empresas e dos MEIs nos processos de compras pela prefeitura é pequena. Nos últimos 12 meses apenas 36 MPEs participaram das licitações nos últimos doze meses. Avaliou que a pouca participação se deve em razão dos empresários não terem um conhecimento do funcionamento de um processo licitatório.