O setor comercial no Sudoeste do Paraná fechou setembro com queda de 14,63% em suas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR).  Os dados tomam como referência as cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Conforme o levantamento, em relação agosto deste ano a queda foi de 12,25% e no acumulado entre janeiro e setembro de 2015 em comparação com os mesmos nove meses do ano passado, o percentual de diminuição é de 8,08%. O Sudoeste tem o segundo pior desempenho nas vendas no estado no mês de setembro, ficando atrás de Curitiba e região metropolitana onde o índice de queda foi de 17,71%.

A pesquisa mostrou que os comerciantes da região diminuíram as compras em 12,35% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao ano passado. A folha de pagamento caiu 3.15% e nível de emprego diminuiu 0,46 %. Em relação ao último mês de agosto, os percentuais ficaram em menos 5,88%(salário) e queda de 1,79%(emprego)

CONFIRA PLANILHAS