Ecologia Integral: “Cuidemos do Sudoeste do Paraná”, adverte Dom Edgar Ertl
Bispo de Palmas e Francisco Beltrão pede atenção para desafios e problemas ecológicos na região.
Meio Ambiente

O Bispo de Palmas e Francisco Beltrão, contextualizou a preocupação central da Campanha “Fraternidade e Ecologia Integral”, de 2025, a partir da realidade ambiental do Sudoeste do Paraná.
Em sua reflexão semanal, Dom Edgar Xavier Ertl, destaca que a Igreja Diocesana quer e deve cooperar com a reflexão e propor caminhos de conversão ecológica para o bem e a defesa da vida nesta parte do planeta.
Anteriormente, em seu magistério, havia publicado diversas reflexões e alertas com a mesma preocupação.
Dom Edgar adverte: Meio Ambiente do Sudoeste do Paraná pede socorro
Dom Edgar retoma pauta da crise climática e os impactos no Sudoeste do Paraná
Nesta semana, no artigo A conversão ecológica em favor da “ecologia humana” pontua que nossa região é de extraordinária beleza e rica em diversidades.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Ecologia Integral:](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/03/dom.jpg)
Adverte, entretanto, que os sinais de agressão e da degradação da natureza também estão presentes. “Precisamos prestar muita atenção para os desafios e problemas ecológicos, suas causas, principalmente caminhos e decisões, urgentemente, para a sua superação e preservação desta “casa comum”, termo é usado em documentos do Papa Francisco, como a encíclica Laudato Si’. Dom Edgar alerta para o perigo dos desmatamentos, dos soterramentos das nascentes e do uso indiscriminado dos agrotóxicos em todas as culturas, sobretudo, nas alimentícias.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Ecologia Integral:](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/03/7ec0fdf0-b62b-4fa4-86e7-d0bf7e520859.jpeg)
O Bispo pauta sua reflexão a partir da Carta Encíclica Laudato Si´ em que o Papa Francisco propôs ao mundo, não somente aos cristãos católicos, a “conversão ecológica”. A crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior.