Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Durante operação de combate ao contrabando, PF cumpre mandados judiciais em Capanema

Geral

por redação

Publicidade

Uma grande operação para desarticular uma organização criminosa foi deflagrada nesta terça-feira (12) pela Polícia Federal nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Denominada “Pleura”, a operação prendeu líderes de uma quadrilha que se utilizava de uma rota fluvial para o contrabando de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Cerca de 100 Policiais Federais cumpriram 38 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. No Paraná, os alvos foram as cidades de Loanda, Querência do Norte e Capanema. Em São Paulo a cidade de Tupã e no Mato Grosso do Sul os mandados judiciais foram cumpridos em Naviraí.

De acordo com a PF, a quadrilha fazia uso intenso dos Rios Paraná e Ivaí, na região de Querência do Norte, para o escoamento de cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios, em embarcações que saiam de Salto del Guairá, no Paraguai. O poder da organização criou uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa.

O esquema, segundo constatado durante a investigação, era comandando por dois irmãos residentes em Loanda (PR), um médico e um advogado, que foram presos. Além disso, uma família da região atuava intensamente na atividade ilícita, que se espalhava e chegava ao Sudoeste do Estado, através do Rio Iguaçu, em Capanema.

Publicidade
Publicidade

O nome da Operação remete à membrana que protege o pulmão – principal órgão responsável pela respiração – em alusão à atividade delituosa enfrentada.

Publicidade