Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de janeiro de 2021
Rádios

Em artigo semanal, bispo Dom Edgar Ertl faz reflexão sobre o ano de 2020

Religião

por Luiz Carlos

D. EDGAR ERTL
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Em artigo semanal, bispo Dom Edgar Ertl faz reflexão sobre o ano de 2020 — Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

No artigo semanal à imprensa do Sudoeste do Paraná, Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão), faz uma reflexão sobre o ano de 2020, como forma de gratidão, e deseja que 2021 seja repleto de saúde, paz, esperança e fé.

Leia o artigo na íntegra:

“Obrigado, Senhor”!

Caminhamos para o final de 2020. Muitos dirão: “Foi um ano atípico, incomum, impróprio, pesado”. De fato, a humanidade foi, e está sendo impactada pela pandemia do Coronavírus. Quantas vidas perdidas! Fim de ano é tempo de avaliação, por isso convém nos perguntar: “Fizemos nossa parte? As autoridades fizeram, organizaram o nosso país, o Estado do Paraná, o Sudoeste do Paraná para o enfrentamento desta crise sanitária?”.  A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão anunciou a paz, a esperança, a fé e o amor conforme pede Jesus Cristo? Você cuidou-se? Cuida-se? Protege-se? Ao chegar o ano de 2020 ao seu ocaso, muitas interrogações deveríamos fazer-nos! Todavia, a palavra principal, transformada em súplica deveria ser a gratidão.

Publicidade
Publicidade

A gratidão é a prece que Deus espera de toda a humanidade mesmo que diante das vicissitudes e circunstâncias alheias à nossa vontade. Gratidão é o sentimento mais sublime e bonito que tenho hoje para lhe dizer. No sentimento de gratidão há uma série de vivências e experiências que nela estão contempladas. É o reconhecimento por benefícios recebidos. A gratidão é uma sensação geradora de alegria e bem-estar, acima de tudo de reconhecimento. Disse o Papa que “a gratidão é o sangue da alma nobre”! Temos uma plêiade de razões para expressar nossa gratidão ao término deste ano. Se eu tivesse, e quero ter razões para isso, ser grato a alguém, prestando-lhe reconhecimento por algo realizado em meu favor, quem seria esta/s pessoa/s, fatos, ocasiões, acontecimentos…? Servimo-nos do Salmo 137 para o louvor pelos inúmeros benefícios recebidos.

Salmo de gratidão

  1. 1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos. E ante o vosso templo vou prostrar-me.
  2. 2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
  3. 3. Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Sede agradecidos!”

Publicidade
Publicidade

O Apóstolo Paulo aos escrever aos Colossenses adverte-os com algumas propostas para a boa e saudável convivência na comunidade e na família, no chamado código comunitário e familiar: “Que a paz de Cristo reine em vossos corações. Sede agradecidos. Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças” (cf. Col 3,15-16). O “Apóstolo das gentes” pede-nos vivamente: no dia 31 de dezembro, vamos às igrejas, nossas comunidades de fé, para durante a liturgia elevarmos a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais em ação de graças pelo que temos e somos, pelo muito ou pelo pouco que possuímos, pela vida que recebemos como dom e compromisso, pela família, pela profissão, pela vocação, pelo trabalho, mas, sobretudo, pela nossa fé e esperança em Jesus Cristo, o Deus-conosco, o Emanuel, nosso Salvador e Redentor, que caminhou conosco, dizendo-lhe em louvação: Obrigado, Senhor!

É com sentimento de gratidão por todos os que nos leram aqui em todas as semanas, ao longo de 2020, que desejamos um ano novo repleto de saúde, paz, esperança e fé. Bem-vindo 2021! Tenhamos confiança na providência divina e entreguemos ao Senhor nossas preocupações.

Dom Edgar Ertl

Publicidade