Dois casos de raiva em bovinos são confirmados em Honório Serpa
A informação foi divulgada na tarde de terça-feira (1), pela Adapar de Coronel Vivida
Geral
por Edson Zuconelli

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), unidade de Coronel Vivida, confirmou na tarde de terça-feira (1) dois casos de raiva em bovinos em uma propriedade rural do município de Honório Serpa.
De acordo com a médica veterinária Taís Cardoso, da Adapar de Coronel Vivida, o primeiro caso foi registrado após a morte de um bovino na semana passada, cujo exame laboratorial deu resultado positivo para raiva. Na sequência, outro animal da mesma propriedade apresentou sintomas semelhantes e também morreu.
A investigação aponta que os casos foram provocados por morcegos contaminados, já que há relatos de mordeduras em rebanhos na região.
Com a confirmação, a Adapar iniciou ações de prevenção em um raio de 10 quilômetros a partir da propriedade afetada. As medidas incluem a vacinação obrigatória de todos os herbívoros e equinos, além de orientações aos produtores rurais para identificação de sinais clínicos da doença.
Além disso, agentes da Adapar farão inspeções nos locais que possam abrigar colônias de morcegos, para controle e prevenção de novos casos.
A Adapar reforça a importância de que produtores notifiquem imediatamente casos suspeitos de raiva, que pode ser fatal tanto para animais quanto para seres humanos.