A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês  nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a  33 cm.

Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Já o vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. É o que explica a Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Chopinzinho Lídia Posso.

O Coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde João Loesi Lourenço orienta a comunidade para se prevenir da proliferação do mosquito da Dengue.

Por fim o Secretario de Saúde de Chopinzinho alerta a população sobre a importância da ajuda da comunidade.

Em Chopinzinho diariamente 4 agentes de endemia fazem visitas nas residências orientando a população e verificando os lotes e as próprias residências, bem como lote baldios e pontos estratégicos onde o mosquito da Dengue é facilmente atraído.