a93a29e5-d561-41fe-a6b1-0bb21037d52f
  • Compartilhe no Facebook

Comemoração da Proclamação

As reformas que estão ocorrendo no estúdio principal e no setor de jornalismo da Rádio Club permitiram-me, na tarde desta terça-feira(06) a oportunidade de viajar na história do Brasil de meados do século passado.

Ao recolher materiais pessoais e arquivos jornalísticos encontrei uma revista que ganhei de uma cidadão palmense, Seu Marçal Ribas(In memorian) quando de minha chegada esta cidade de Palmas, no Sul do Paraná para o trabalho nessa emissora, isso há 18 anos, precisamente a se completar em 21 de Novembro próximo.

Não pude deixar de folhar a preciosidade da revista O Cruzeiro, datada de 28 de Novembro de 1958. A edição é especial e celebra os 30 anos daquele que se intitulava “ A Maior e Melhor Revista da América Latina”

No sumário os Artigos de Austregésilo de Athayde, “Efêmero Sonho Matinal” e na “Crista da Onda”, de Rachel de Queiroz.

Dentre as reportagens: 

– Treze Horas no Vaticano: Coroado o Papa( João XXIII)
– Juscelino (JK) não pleiteia reeleição.

Impressionante a publicação comemorativa dos 30 anos da revista.

“A Era das Forças Hydráulicas – Uma Visão do ano 2000, pelo professor F, Laboriau ( Cathedrático de Mettalurgia da Escola Polytechnica), era assim mesmo que se escrevia. O curioso é que reportagem foi escrita em 10 de Novembro de 1928.

Também o destaque da comemoração da Proclamação da República em 1928 na capital do Brasil,  o Rio de Janeiro.

Bom, agora que contei um pouco vou me deleitar à leitura do Brasil de ontem para ver se encontro alguma explicação do que acontece hoje 07/11/2017. Obrigado pela atenção. Depois te conto o que encontrei!