Será colocado em prática no início de setembro o projeto Cuidando do Futuro para promover ações e atividades educativas aos adolescentes do município de Palmas, sul do Paraná. A ação será desenvolvida pelo SESI Industria e Sociedade em parceria com diversas instituições do município. A proposta é estabelecer um diálogo sobre sexualidade, álcool e outras drogas, empreendedorismo, cidadania e as consequências dos atos infracionais.

O cronograma foi definido na última semana e prevê diversificadas ações até o mês de dezembro. As atividades ocorrerão mensalmente no Centro da Juventude local. Para a abertura, no dia 02 de setembro, às 14h00, estão programadas palestras, oficinas, atrações culturais e esportivas com o apoio da Prefeitura de Palmas, Ação Social, IFPR e Sesi Palmas.

Na avaliação da professora, Katia Conceição, do IFPR campus Palmas, além de promover a conscientização, o ciclo de palestras também se torna importante por oportunizar aos jovens esclarecimentos por meio de troca de experiências com outros adolescentes, bem como fornece informações sobre capacitação profissional, orientadas por pessoal especializado. Frisou que Palmas possui um alto índice de gravidez na adolescência e de jovens em situação de risco e o projeto abordará temáticas como gravidez precoce, prevenção de doenças e uso de substâncias psicoativas.