No próxima quinta-feira(02, às 14h00, estará sendo realizada no Centro da Juventude em Palmas, sul do Paraná, a reunião de preparação para a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade que ocorre de 10 a 14 de agosto, para lembrar o trabalho realizado pelo sociólogo Betinho e a sua morte. O objetivo é incentivar a sociedade a trabalhar e desenvolver ações para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODM) e divulgar os avanços e desafios de ações que envolvem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

Dentre os principais Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, estão a erradicar da extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal. Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

O Movimento sugere algumas ações que poderão ser realizadas no mês de agosto pelas instituições tais como; divulgação dos ODM; Ações de mobilização através de Círculos de Diálogos, oficinas, mesas redondas para debater os indicadores dos ODM do município e palestras;  Divulgação na imprensa local sobre os indicadores locais e como a comunidade pode contribuir para o alcance dos ODM. Nas escolas podem ser elaborados Planos de aula que divulguem os ODM e que incentivem o protagonismo infanto-juvenil.

Os interessados em obter mais informações devem entrar em contato com o Centro da Juventude, via telefone(46) 3262-6499 com a coordenadora da unidade, Alessandra Oliveira Gianellini.