Em solenidade hoje (19) pela manhã, a prefeitura de Francisco Beltrão repassou um barracão para 16 famílias que fazem a coleta de materiais recicláveis. A infraestrutura tem 1.200 m2, e está localizada no bairro Sadia. O local foi dividido em oito boxes para facilitar o trabalho de separação. As contas de água, luz e aluguel serão pagas pelo município.

A nova estrutura visa acabar com um problema existente há anos na cidade, o material coletado pelas famílias era armazenado nas residências, o qual poderia levar problemas de saúde as pessoas que ali moram e também aos vizinhos. Segundo o Prefeito Cleber Fontana (PSDB), “temos de oito a 10 endereços, nos bairros onde as pessoas recolhem o material de reciclagem, levam para casa e depois vendem. Então surge a discussão com os vizinhos, problema com a vigilância sanitária, então optamos por alugar um barracão”.

Depois da separação, o material será coletado pela Associação de Catadores do Município com algumas exceções, caso dos vidros e de sucata metálica, que serão comercializados diretamente com empresas do setor.

“Estamos valorizando essas pessoas que fazem um bom trabalho. Ajudam na limpeza, questão ambiental e melhorando o ambiente para os vizinhos e evitando problemas com a vigilância sanitária”. Salienta Fontana.