Da assessoria

Na próxima sexta-feira, 17, a Prefeitura de Marmeleiro, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social em parceria com o CMDCA- Conselho de Direitos da Criança e Adolescente em Marmeleiro, fará atividades de  conscientização do Dia 18 de Maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Está programado para ás 8h, a passeata Faça Bonito, com saída em frente ao CRAS. E no início da tarde, no Centro de Capacitação dos Professores, 2º piso da prefeitura, às 13h30, será realizado a palestra Show, com o tema: Esquecer é permitir, lembrar é combater.

E os números não permitem o esquecimento. São assustadores. Em 2017, o Brasil recebeu pelo Disque 100, mais de 100 mil denúncias de abuso com crianças entre 4 e 11 anos, principalmente por negligência, violência psicológica, violência física, violência sexual, entre outras violações.

E em Marmeleiro o Relatório de Gestão da Politica dos direitos da criança e do adolescente do 1º e 2º Quadrimestre de 2018, revela que só até o 2º quadrimestre foram atendidos  94 casos pelo Conselho Tutelar e por meio da Proteção Social Especial, e todos envolvendo violência, abuso infantil e negligência familiar.

Para a presidente do CMDCA- Conselho de Direitos da Criança e Adolescente em Marmeleiro, Dangrei Lourdes Dalla Corte, abordar o tema 18 de Maio é de extrema importância. E insiste que, apesar de várias conquistas, especialmente com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (1990), crianças e adolescentes ainda são as maiores vítimas de violência.  “É assustador porque a realidade, atual, do nosso município não é diferente do ranking do Brasil que esta entre os países que oferecem mais riscos de violência contra crianças e adolescentes. Por isso, é que buscamos conscientizar a população para que denuncie, para que não feche os olhos, mas também buscamos conscientizar nossas crianças, para que através das informações se sintam protegidas e não tenham receio de denunciar o agressor”, alertou Dangrei.

  • Compartilhe no Facebook