Mais dois conjuntos de Patrulhas do Campo foram entregues na região Sudoeste do Estado, na quinta-feira (23), beneficiando 14 municípios. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Silvestre Tino Staniszewski, entregaram os equipamentos aos consórcios intermunicipais Vale do Capanema e Fronteira do Estado em solenidades realizadas nos municípios de Salgado Filho e Capanema.

O projeto Patrulhas do Campo tem como objetivo implementar um sistema de gestão de estradas rurais, ofertando patrulhas mecanizadas e capacitação para os municípios. Os equipamentos repassados pelo governo do Estado são utilizados pelas prefeituras para adequação e modernização de estradas rurais.

O secretário Norberto Ortigara falou da importância de manter uma estrada rural em boas condições de trafegabilidade para o escoamento da produção agropecuária e também para o deslocamento dos produtores rurais e suas famílias para acessar bens e serviços como saúde e educação. “O Paraná tem mais de 110 mil quilômetros de estradas rurais, cuja manutenção é de responsabilidade das prefeituras”, disse.

“Mas entendendo a dificuldade dos municípios, o governador Beto Richa assumiu essa responsabilidade com o repasse dos equipamentos para fazer as obras de adequação de estradas”, acrescentou Ortrigara. De acordo com o secretário, no projeto Patrulhas do Campo as obras de recuperação de estradas rurais são executadas de acordo com as técnicas de conservação de solos e água. “Essa integração é fundamental para adequar as estradas rurais ao modelo tecnicamente correto, reduzindo os impactos ambientais e também para reduzir os custos de conservação e manutenção por parte das prefeituras”, destacou.

PREFEITOS – O prefeito Alberto Arisi, de Salgado Filho, e presidente do Consórcio Vale do Capanema, disse que essa iniciativa está beneficiando bastante os pequenos municípios. Arisi elogiou o apoio do governo do Paraná e principalmente da Secretaria da Agricultura, sensível às dificuldades dos pequenos municípios com a recuperação das estradas. “Ainda mais no Sudoeste, onde sofremos bastante com as últimas chuvas que danificaram as estradas”, salientou.

O prefeito de Pérola do Oeste e presidente do consórcio intermunicipal Fronteira do Estado, Alcir Valentin Pigoso, também elogiou a entrega das máquinas. Segundo ele, as prefeituras estão em situação difícil para recuperar as estradas danificadas. “Agora estamos ganhando um bom reforço com esse maquinário e os trabalhos de recuperação de estradas já devem iniciar na próxima quarta-feira por Capanema. Os primeiros dois dias da semana serão ocupados com capacitação dos funcionários das prefeituras”, explicou.

Cada conjunto de maquinário entregue é formado por escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes e veículo de apoio. Além dos equipamentos, o programa disponibiliza também a capacitação e instrução dos funcionários municipais para que as estradas sejam bem cuidadas também após as obras.

Em Salgado Filho, a Patrulha do Campo foi entregue ao consórcio intermunicipal Vale do Capanema, formado pelos municípios de Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pinhal do São Bento, Salgado Filho e Santa Izabel do Oeste.

Em Capanema, a Patrulha do Campo foi entregue ao consórcio intermunicipal Fronteira do Estado, que inclui os municípios de Bela Vista da Caroba, Capanema, Perola do Oeste, Planalto, Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste.

O PROGRAMA – O programa do governo estadual prevê a entrega de 60 conjuntos de maquinário para os municípios até 2014. Trinta patrulhas já foram adquiridas. No total, 200 municípios serão beneficiados nesta primeira fase.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios.

A recuperação de estradas rurais é essencial para os municípios, para evitar perdas no escoamento da produção agrícola e dar segurança ao transporte escolar e ao deslocamento das pessoas que vivem no campo. Segundo Jair Pedro Vendrúsculo, coordenador do programa Patrulha do Campo, o conjunto de equipamentos atende todas as necessidades para o trabalho de recuperação e adequação de estradas rurais. “Além de entregar o conjunto de máquinas, a Codapar dá capacitação aos trabalhadores e operadores, de como estruturar uma estrada de qualidade, para que se mantenha preservada”, disse Vendrúsculo.

Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. Além disso, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas.