Onze entidades privadas e do terceiro setor com atuação em Palmas, sul do Paraná, receberam na última quinta-feira (20) o Selo ODM – Objetivos do Milênio. A certificação pelas boas iniciativas para o desenvolvimento ocorreu durante o Congresso: “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, no Campus da Indústria, em Curitiba.

Foto:Gilson Abreu
  • Compartilhe no Facebook

Foto:Gilson Abreu

A certificação é uma iniciativa do Sesi no Paraná, com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná, e foi entregue a 187 empresas e instituições paranaenses. As empresas e instituições que receberam o Selo ODM podem utilizá-lo nos seus materiais promocionais pelo período de um ano.

As empresas palmenses que foram contempladas foram Chiva Conexões(Saneamento Brasil); Alcast do Brasil Ltda; Cervejaria Insana, Gráfica e Editora Kaygangue Ltda; Indústria de Compensados Guararapes; Marini Indústria de Compensados; e Palmas Engenharia e Construções. Já as instituições sociais agraciadas foram: Movimento Palmas Desenvolvida; Associação Palmense de Proteção Animal; Cáritas Diocesana de Palmas(EISPAL) e Rotary Club de Palmas.

Conforme o vice-presidente do Sistema Fiep, Héio Bampi, é uma satisfação reconhecer o trabalho extraordinário de instituições do nosso Estado para o alcance dos ODM. Temos agora um grande desafio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas tenho certeza de que teremos grandes comemorações em relação aos ODS também.

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até este ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque. Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero.