Registro civil é o termo jurídico que designa o assentamento dos fatos da vida de um indivíduo, tais como o seu nascimento, casamento, divórcio ou morte (óbito). Também são passíveis de registro civil as interdições, as tutelas, as adoções, os pactos pré-nupciais, o exercício do poder familiar (chamado de pátrio poder no antigo código civil de 1916 e atualizado para poder familiar no atual código civil do brasileiro.

No Brasil, o registro civil teve seu início por volta do ano de 1875, embora só tenha passado a ser de instituição obrigatória em 1888 com a Lei do Registro Civil promulgada pouco antes da Proclamação da República.

  • Compartilhe no Facebook

Arion Toledo Cavalheiro Júnior

No último dia 02 de novembro, o programa Além da Notícia que vai ao ar nas manhãs de sábado pela Rádio Onda Sul FM, recebeu a presença de Arion Toledo Cavalheiro Júnior, oficial titular do Cartório de Registro Civil, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas de Francisco Beltrão. Durante a entrevista, ele falou sobre os diversos tipos de registros civis e as demandas no município. Segundo Arion, em média nascem cerca de 130 crianças por mês, em Francisco Beltrão. “Essa é a nossa média, dessas 130 crianças, 100 são beltronenses e as outras 30 são da região que por força de não ter maternidade em alguns pequenos municípios, acabam vindo pra cá. E temos na faixa de 50 óbitos por mês, com isso um aumento da população em 600 pessoas por ano”.

Confira o áudio da entrevista na íntegra: