O vice-presidente para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Bernardo Brandão, integrante do Núcleo Beltronense das Empresas de Tecnologia da Informação (Nubetec), vem aplicando desde agosto deste ano, o método Canvas, que prossegue em 2017.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes em corporações, empresas, entidades e associações. Membros dos 21 núcleos setoriais da Acefb participam desta especialização. “Os núcleos começaram a perceber que faltavam ações que valorizassem os próprios integrantes de núcleos, que são empresários em diversos segmentos. Foi então que a Acefb sentiu a necessidade de fazer alguma ação em cima disso e a metodologia foi adotada. Com isso, a gente está conseguindo dar uma nova visão, explicando para que servem os núcleos e como o empresário pode potencializar os seus negócios”, explica Bernardo.

O responsável pelo treinamento enfatiza que dessa forma é possível conhecer e atingir o público alvo, qual a proposta de valor a ser levada para esse público, quais os canais de comunicação a serem usados após o treinamento, visando maior lucratividade em seus negócios. “Acredito que passaremos a perceber mais quem são os nossos parceiros estratégicos, quais as ações e custos para realizar estas ações. Os núcleos estavam fechando, desmotivados, agora conseguimos dar uma nova visão a eles.”

Bernardo Brandão (vice-presidente para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão). Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Bernardo Brandão (vice-presidente para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão). Foto de divulgação

Canvas é aprovado pelos participantes

Fábio Cardoso é o novo coordenador do Núcleo de Advogados da Acefb. Para o advogado, o Canvas “deu um norte” ao grupo jurídico. “Agora estamos focados em nossas ações. Diferente de outros núcleos, que podem prospectar clientes, nós do Nucad podemos focar em levar informações à comunidade em geral. Isso tudo nos ajuda a crescer como profissional.”

O Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é coordenado pelo empresário Valdemar Mazon, conhecido por Poio. A partir dos Canvas, ele afirma que sente-se motivado a desenvolver novos projetos junto com os demais integrantes do núcleo a partir de 2017. Um deles é a criação de um selo de qualidade dos produtos e serviços da Acefb e das empresas participantes de núcleos. Mas primeiro será feito um levantamento de informações detalhadas para efetivar o projeto. “O Canvas nos deu clareza de ideia para realizarmos nossas futuras ações, nos ajudou a estimular a criatividade. Inclusive a criação do selo despertou a partir dessa metodologia. Acredito que isso vai fortalecer a marca Acefb e das nossas empresas.”

Uma nova identidade

Josimar Potratz coordena o Conselho do Jovem Empresário de Francisco Beltrão (Conjefb). O empresário e palestrante entende que o Canvas proporcionou criar uma nova identidade para o Conjefb. “Nós identificamos com clareza o que queremos fazer, quem queremos atender e como faremos isso. Diante disso, nos propomos a mudar o nome do nosso núcleo e criar um novo núcleo que será apadrinhado por nós. Tudo isso vai acontecer no início de 2017. Para mim, como coordenador foi uma satisfação muito grande ter concluído meu mandato deixando esta nova proposta encaminhada para a nova coordenadora [Fabiana Maciel] dar sequência”, avalia Josimar.

Nesse primeiro ciclo do Canvas participam 10 núcleos: Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Nugahtur), Núcleo Imobiliário de Francisco Beltrão (Nifb), Núcleo de Estética e Saúde Complementar (Nesc), Núcleo de Advogados (Nucad), Núcleo Profissional de Fotografia e Filmagem (NPFF), Núcleo dos Profissionais da Construção Civil (NPCC), Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), Núcleo Beltronense das Empresas de Tecnologia da Informação (Nubetec), Conselho da Mulher Empresária (Cmefb) e Conselho do Jovem Empresário (Conjefb).