A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão entregou ontem, 11, uma placa em homenagem à professora e instrutora de Libras Katiana Saretta, pelos relevantes serviços prestados às crianças com deficiência auditiva de Francisco Beltrão e a pioneira Anita Salmoria Barbieri. As homenagens foram acompanhadas pelo prefeito Neto e familiares.

Katiana Saretta estudou no Colégio Suplicy, na Classe Especial para Surdos. Em 2001 começou a trabalhar na escola, após ser aprovada em concurso público, na função de serviços gerais. No início de 2012, já formada em pedagogia, passou para a função de professora/instrutora de sinais para as crianças. Ela atua 20 horas semanais como instrutora e outras 20 horas como apoio para os alunos.

A iniciativa é das vereadoras Elenir de Souza Maciel, PP, e Maria de Lourdes Pazzini, PMDB.

Professora Elenir destaca a homenagem para Katiana.

Outra placa entregue foi para a pioneira Anita Salmoria Barbieri, que reside há 67 anos em Francisco Beltrão. A proposição foi da vereadora Lourdes Pazzini.

Anita Salmoria Barbieri, natural Gramado, Rio Grande do Sul, veio para Francisco Beltrão em 1947 e sempre residiu na Água Branca.  Hoje tem 91 anos e ainda trabalha de costureira. Trata-se de uma pessoa que ajudou a construir a história de Francisco Beltrão, com muito esforço e coragem.

Ela fala da emoção em ser homenageada: