A Câmara de Vereadores de Palmas está no topo da lista das que tiveram os maiores volumes financeiros de gastos com pagamentos de diárias durante o ano de 2014 em todo o estado do Paraná. Atrás apenas do Poder Legislativo de Quatro Barras, o quadro palmense gastou R$ 252.129,00 reais no ano passado.

Os dados foram revelados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), que identificou também excessos em prefeituras e várias outras câmaras municipais durante a operação “pente fino”. Conforme explicou o presidente do órgão de controle, conselheiro Ivan Bonilha, em todo o Paraná, 27 câmaras e 18 prefeituras foram rastreadas pelo Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar). Informou que os responsáveis pelos eventuais excessos – individuais e totais – estão sendo notificados e terão 30 dias para justificar os valores.

Os documentos apontam que a Câmara de Palmas consumiu 8% do orçamento com o pagamento das diárias. Percentualmente, os maiores gastos praticados por Câmaras da região, que também aparecem na lista,  ocorreram   em General Carneiro(16.27%); São Jorge do Oeste(11,50%); Vitorino(10,4%) do Orçamento.

Conforme o Tribunal de Contas, há suspeita de que a emissão de diárias em excesso sirva para aumentar a remuneração dos agentes públicos. Tendo em vista o prazo dado para a apresentação da defesa por parte dos notificados, num primeiro momento,  os beneficiários não terão seus nomes divulgados pelo Tribunal. Explicou o conselheiro, que o  levantamento foi realizado em duas fases. Na primeira, foi identificado o valor individual gasto com diárias. Na segunda, se adotou como referencial o gasto superior a 7% do orçamento das câmaras com as diárias de seus integrantes.

Em 2015, somente nos primeiros seis meses do ano, o Poder Legislativo local já registrou gastos de R$ 194.778,60 apenas com diárias para viagens e cursos, inscrições e passagens aéreas para vereadores e servidores. É o que mostra relatório pelo Observatório Social de Palmas, apresentado à imprensa no último dia 05 de agosto.  Leia Mais.