Aproximadamente cem homens participaram na última semana de uma série de atividades alusivas ao Agosto Azul, no município de Honório Serpa. A ação na localidade de Pinho Fleck foi realizada pelo Sesi no Paraná, por meio do programa Indústria e Sociedade, em parceria com o Departamento de Saúde, Departamento de Esporte, Ação Social e Senar da região.

Os participantes puderam realizar teste de glicemia, coleta de amostra para próstata, fisioterapia, avaliação nutricional e avaliação odontológica. Conforme avaliou Tarciane Rosa, do Departamento de Saúde local, o evento apresentou resultado satisfatório. “Esperamos que todas as informações repassadas tenham contribuído de forma significativa e incentivado a cuidar mais da saúde e de suas ações cotidianas”, frisou.

Além da dimensão preventiva em saúde, foram realizadas através do Senar e Departamento de Esportes, palestras sobre qualidade de vida, esporte, família, relacionamento, autoestima, prevenção de doenças, saúde emocional, uso de álcool e outras drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST). “O mês de agosto faz com que o homem passe a refletir sobre suas atitudes, pois sabemos que é uma população que precisa atentar-se a sua saúde”, destaca Altair Schmidt, do Departamento de Esportes.

Um dos agricultores participantes recomendou que é necessário refletir e se auto valorizar, principalmente no tocante aos cuidados com a saúde. “Achei muito importante ações, pois são ações que nos provoque reflexão e nos traga conhecimento”, destacou Hilário Carlos Gollub