Foi assinado ontem (02) em Curitiba um convênio entre a Fomento Paraná e Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES). Pelo convênio, o órgão regional atuará como facilitador em processos de análise, recepção e encaminhamento de propostas de financiamento pelas linhas do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná

A assinatura pelo presidente da Fomente Paraná, Juraci Barbosa e pelo presidente do IRDES, Aldair Rizzi, prevê investimentos pelo menos R$ 10 milhões em créditos para empresas que atuam nos municípios do Sudoeste do Paraná. Explicou  Rizzi que a Fomento Paraná dispõe de recursos com custos muito mais competitivos que o mercado comercial. “Por isso estamos nos integrando a esse projeto pioneiro de interiorização de ações do Estado.”, destacou.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, que acompanhou o ato, salientou que a Fomento Paraná tem feito todos os esforços para levar o crédito às empresas paranaenses, especialmente as micro e pequenas empresas, que mais necessitam desse tipo de recurso. “Acredito que essa parceria com o IRDES vai trazer muitos benefícios à economia do Sudoeste, ajudando a fortalecer as cadeias produtivas e o polo de tecnologia da região”, afirmou Traiano.

A Fomento Paraná é uma instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado que atua com recursos próprios ou de repasse para o financiamento aos municípios — para obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos — e na oferta de crédito para empreendedores de micro, pequeno, médio e até grande porte.

 IRDES foi criado em 2000 e  é composto por uma série de entidades empresariais, como federações e sindicatos da indústria e do comércio, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), além de universidades que atuam em  20 municípios da região.

O objetivo do instituto é promover ações com foco no desenvolvimento econômico e social, especialmente o desenvolvimento científico e tecnológico, a difusão de conhecimento, a capacitação profissional, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.