Na Sessão Ordinária de ontem, 24, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, foi aprovado o Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno em relação ao horário das Sessões Ordinárias que acontecem nas segundas e terças-feiras. Atualmente estas reuniões são às 18h, e, com a mudança, passarão a ser realizadas as 14h. O novo horário deve ser adotado a partir de abril.

A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, presidente da Câmara, enfatiza que o principal objetivo da mudança é possibilitar uma presença maior da população para acompanhar os trabalhos do Legislativo. Segundo ela, o horário atual não possibilita uma participação mais efetiva, visto que muitas pessoas estão saindo do trabalho e se dirigindo para suas casas. Às 14h será possível levar para a Câmara estudantes, integrantes de associações, entidades e de outros segmentos. Foram realizadas quatro reuniões com segmentos organizados da sociedade e a ampla maioria apoiou a iniciativa.

Também foram aprovados dois projetos do Executivo. Um deles concede reposição salarial para os servidores municipais, na ordem de 6,23%, índice que corresponde a variação do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do exercício de 2014. O aumento será incorporado no salário deste mês de março. O outro projeto concede reposição salarial, também de 6,23%, para o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Por meio de Requerimentos o vereador Cleber Fontana, PSDB, sugeriu que o município firme convênio para concessão de auxílio financeiro mensal para a AMA, Associação de Proteção a Pessoa com Transtorno de Espectro Autista para que a entidade possa atender e tratar crianças, adolescentes e adultos que possuem diferentes níveis de autismo. Também pediu envio de ofício parabenizando os organizadores do 1º Torneio Regional de Trova, realizado domingo, dia 22, no KM 20. O evento contou com a participação de 39 trovadores de toda a região.

O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, solicitou pavimentação com pedras irregulares aos redor dos barracões do Distrito Industrial da Cidade Norte, uma antiga reivindicação dos empresários. Roberson Artifon Fiera, PT, pediu informações da administração municipal das licitações e o fornecimento de cópias dos contratos vigentes de todos os prestadores de serviços da secretaria municipal de Saúde.

Roberson reivindicou a doação de materiais para o Clube de Mães do bairro Cantelmo. Para a associação de moradores solicitou a doação de tinta para a pintura da sede, colocação de pedra brita no pátio, manutenção do paver e da ATI em frente a associação e terraplenagem para a construção de uma quadra de areia no terreno da associação. Para o Centro Municipal de Educação Infantil do bairro requereu melhorias no dreno, visto que quando chove a enxurrada alaga o pátio e a sala da direção, além da instalação de ar condicionados nas salas do CMEI. Indicou ainda a recuperação das estradas rurais na Linha Gorcizk, na comunidade de Seção Progresso.

Sessão Itinerante

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Câmara realiza a primeira Sessão Ordinária Itinerante do ano, ou seja, fora do recinto do Legislativo. Será no centro comunitário do bairro Novo Mundo, às 19h00. Porém, a partir das 14h00 vereadores já estarão no local para receber as reivindicações dos moradores. Estas sessões são feitas uma vez por mês, nos bairros e comunidades do interior do município, de forma alternada. Na cidade o início é 19h00 e no interior às 19h30.

O roteiro das nove sessões itinerantes que serão realizadas neste ano é o seguinte: bairro Novo Mundo, dia 30 de março; Linha Hobold, dia 27 de abril; Bairro Cantelmo, dia 25 de maio; Seção São Miguel, dia 29 de junho; bairro Alvorada, dia 13 de julho; Linha São Paulo, dia 31 de agosto; bairro Água Branca, dia 28 de setembro; Cabeceira do Rio do Mato, dia 26 de outubro; e bairro Sadia, no dia 30 de novembro.

Entrevista com a presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Elenir Maciel: