Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Distribuição de água leva secretário municipal à Câmara de Vereadores de Saudade do Iguaçu

Gelson Lindner (Planejamento) explicou que Poder Público pretende auxiliar população rural no que lhe compete.

Política

por Evandro Artuzzi

Sem título
Publicidade

A distribuição de água para famílias do interior do município tem sido assunto recorrente nas sessões da Câmara de Vereadores de Saudade do Iguaçu. Vereadores têm apresentado requerimentos solicitando a construção de poços artesianos ou o melhoramento do sistema de distribuição, como por exemplo, a comunidade de Linha Urutu.

O presidente da associação tem solicitado a intervenção do Poder Público para arcar com os custos de tratamento e distribuição de água. Por conta dessas demandas, o secretário municipal de planejamento, Gelson Lindner, participou da sessão desta segunda-feira e detalhou o que pode ser feito. Aos vereadores, informou que o prefeito Darlei Trento (PSD) solicitou que a secretaria faça um estudo das demandas existentes, bem como o que é urgente e o que realmente compete ao Poder Público.

Segundo Lindner, o município não pode repassar valores ou fazer aquisições de equipamentos sem que haja um processo licitatório para tal ato. Ele também adiantou que já foi solicitada à direção da Sanepar, a possibilidade de estender a rede de água da cidade até a comunidade de Linha Urutu, com objetivo de sanar o problema. Entretanto, o Poder Público ainda aguarda a resposta da empresa. O secretário ainda lembrou outras comunidades que aguardam melhorias, como é o caso da Vista Alegre e Santa Rosa.

Apesar desse interesse da administração em auxiliar a popular, Gelson Lindner pediu a colaboração dos agricultores para que evitem o desmatamento próximo de nascentes. “Nós queremos derrubar, abrir tudo para plantar soja, milho e isso está trazendo sérias conseqüências, como a escassez de água potável nas propriedades, é preciso se conscientizar e proteger os mananciais. Ao invés de derrubar árvores, peço aos agricultores que plantem nesses locais”, frisou.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade